Death Stranding 2 - Uma sequência perfeita de uma obra prima? - Análise e Teorias

O impacto de Death Stranding em 2019

Death Stranding foi inicialmente lançado em 8 de novembro de 2019 para Playstation 4 e cinco anos depois estamos vendo a chegada da tão aguardada sequência, feita por Hideo Kojima. O primeiro jogo foi uma surpresa para o mundo dos jogos, não apenas por ser o projeto inaugural do novo estúdio de Hideo Kojima, (após sua saída da Konami), mas também pela sua gameplay e mecânica nada convencional. No jogo, nosso personagem Sam, realiza entregas e parece algo simples, mas não é somente isso, mas sim uma experiência complexa, envolvente e profunda.




Atmosfera única e divisora de opiniões

O jogo cativou milhares de jogadores com essas mecânicas e por seus cenários deslumbrantes, por sua trilha sonora e uma história pra lá de complexa e intrigante. Foi também um divisor de águas, enquanto mutiso adoraram o jogo, outros não gostaram nada dessa ideia e acabaram não curtindo a proposta de Kojima.





O que mais me chamou atenção na época do lançamento foi sua mecânica, atmosfera e como a história se desenrola. O jogador precisa avançar na história para entender e a cada informação que recebe, mais questões aparecem e mais vontade de entender a história toda.




A chegada de Death Stranding 2: On the Beach

Agora nos aproximamos cada vez mais de sua sequência, Death Stranding 2: On the Beach, que será lançado dia 26 de Junho de 2025 exclusivamente para Playstation 5. 

Todos aguardavamos o anúncio de uma sequência para Death Stranding e fomos pegos de surpresa com um trailer com plots interessantes, como a volta do Higgs e aparecimento de diversos novos personagens. Grandes expectativas com o elenco, como a aparição de Elle Fanning e Luca Martinelli.


Os trailers de Kojima: O que eles mostram (ou não)


Uma coisa que aprendi com o tempo é que todos os trailers do Kojima nunca entregam o que estão mostrando, ou seja, muito provavelmente tudo que foi montado no trailer foi feito de uma maneira que desse a entender uma ideia totalmente diferente e fora do contexto correto, assim enganando e criando uma forma de surpresa quando for de fato jogado. 

Kojima é um mestre em manipular expectativas e criar narrativas visuais fora de contexto real, por isso devemos observar os trailers com cuidado sem assumirmos tantas teorias mirabolantes.



Novas mecânicas e evolução da fórmula



Muito se foi falado de que haveria mudanças de gameplay e que o foco em entregas seria mais abrangente, dando palco a novas mecânicas e também na exploração. Espero que Death Stranding 2 se mantenha nesse caminho que foi essencial na construção de sua identidade com o público. Há também aparentemente novos biomas e um cenário completamente novo como a exploração do México. Além disso parece haver uma forte inclinação ao Stealth em Death Stranding 2 e não faltou semelhanças apontadas com Metal Gear Solid pelos fãs.




Death Stranding 1 foi uma grande supresa em diversos aspectos, tanto em gameplay quanto com sua história. Hideo Kojima que acabara de sair da Konami onde passou toda sua vida criando jogos como Metal Gear Solid, estava se reinventando com uma nova franquia totalmente desconhecida que apesar de não ter agradado tanto alguns jogadores, conquistou uma legião de fãs apaixoados.

Espero que a sequência mantenha  a sensação de querer saber cada detalhe da história e entender a trama, pois é uma das coisas que mais me motivou a continuar e sua história consegue cativar bastante a ponto de deixar horas e horas vidrado ali vendo o jogo se desenrolar.


Encerrando a espera

Death Stranding é, sem dúvida, uma franquia que vale a pena ser jogada e Death Stranding 2: On the beach será uma grande sequência e com facilidade será um dos indicados e um dos possíveis ganhadores do Game of The Year de 2025, que sem dúvida tem sido um ano bem agitado. Vamos aguardar agora até seu lançamento e em breve fazer uma análise completa do jogo...

Você acredita que DS2 pode ganhar como jogo do ano? Quais suas teorias sobre a volta de Higgs e do novo personagem de Neil?

Nos vemos ... on the beach.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Astro Bot: A Nova Joia do PlayStation 5

Silent Hill 2 Remake: Um Caso de Sucesso?

Explorando o Mundo de Black Myth: Wukong